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quinta-feira, 27 de novembro de 2008


Trabalho realizado com alunos do 2º ano B e C, no ano de 2008. Escola Municipal de Educação Básica Menino Jesus.





PROJETO DE LEITURA

Autoria: Maria de Jesus de Sá.

Ajudando na compreensão de leitura e entendimento de textos, é o papel fundamental da professora alfabetizadora।



A professora nesse momento é ouvinte e contribui com a prática de leitura de seus alunos. Essa prática exige uma ação reflexiva e dá espaço a múltiplas interpretações da realidade percebida por cada criança que lê As crianças sentem prazer Em demonstrar seu entusiasmo e gosto Pela leitura. “Com esse projeto pude perceber a desenvoltura das crianças com os livros.” *Com a leitura espontânea as crianças têm a possibilidade de descobrir suas habilidades textuais escrevendo melhor e adquirindo condições de boas interpretações melhorando seu rendimento na aprendizagem।



PROFESSORA MARIA DE JESUS


Ter acesso a um bom livro é dispor á criança uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. CRIANÇAS QUE LÊEM Lêem quase como canto de pássaro.

*Justificativa
Esse projeto cuja temática fascina crianças, pois, trata de considerá-las leitoras, estimulando aos alunos a ler os textos buscando significados e diferenciando os gêneros com intuito de levantar hipótese sobre o texto a ser lido. Em outras palavras, o conhecimento lingüístico, textual e o conhecimento do mundo devem ser ativados durante a leitura para poder chegar ao momento da compreensão. Sendo assim é muito importante a intervenção do professor nesse processo. Estimulando, orientando e ampliando essa prática que é uma estratégia de leitura incorporada pelo bom leitor no seu processo de dar sentido ao que vê,ouve ou lê. “Crianças são como borboletas em flores.” Viajam No tempo E procura as melhores Imagens para contar Suas histórias.

Objetivos।

- Desenvolver o gosto pela leitura. - Valorizar os autores do texto. - Perceber as características de um texto. - Localizar informações gerais no texto. - Apreender o sentido global do texto lido. - Identificar a sequência de fatos dentro de uma história lida *


METODOLOGIA
Esse projeto deverá respeitar as possibilidades de cada criança com suas características próprias pelo sistema de língua escrita que é o papel fundamental e eminentemente social de cada um. Acredita-se que a leitura contribui permanentemente para um bom desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. E com esse intuito propus a execução desse projeto onde desenvolverá as capacidades tanto afetiva quanto cognitiva, pois , as crianças trabalharão em grupos e isso faz com que o processo de construção do conhecimento flua com mais facilidade. Nesse ínterim foi proporcionado aos alunos um ambiente rico em leitura com diversos livros os quais os alunos puderam escolher á vontade o que lê. Também são escolhidos os dias em que as crianças ficarão disponíveis para leitura e discussão entre eles, sobre o que leram e o que gostaram. Enquanto os alunos se deliciam com as leituras a professora (EU) fica fazendo comentários com um ou outro aluno sobre o que está sendo lido fazendo algumas fotos para arquivar no projeto e incentivando os alunos para que se aperfeiçoe mais observando cada livro que lê. Como diz Ângela Kleiman “o ensino deveria estar ligado ao enriquecimento da criança e não uma mera burocracia á procura de palavras num dicionário.”


Professora Maria de Jesus livro demonstrativo ALUNOS


DESCOBRINDO O PRAZER DA LEITURA।

Ensinar a ler vai muito além de ensinar a decodificar. O desafio é “Ler com prazer.” Professora: Maria de Jesus A prática de leitura são estratégias que se usa para que as crianças tenham um bom desempenho como leitores. E favorece o enriquecimento do conhecimento textual. Alunos que compreendem o verdadeiro sentido da leitura. O sorriso de satisfação por saber que desenvolvi um trabalho cheio de estratégias, sabedoria e conhecimento. Crianças que produzem textos com segurança no que leu e aprendeu. Considerações sobre o projeto As estratégias de leitura precisam ser desenvolvidas para que ocorra o processo cognitivo na mente do leitor Selecionando ,antecipando ,fazendo deduções antes e durante a leitura, tirando conclusões sobre o sentido do texto, auto – avaliando e corrigindo suas hipóteses. Segundo Antunes,( 2003) “o aluno, antes de qualquer coisa,deveria estar convencido das vantagens de saber ler e de poder ler।”

REFERÊNCIAS. Antunes, Irandré.aulas de português-encontro &interação.São Paulo,parábola editorial, 2003. *Kleiman ,Angela. Oficina de leitura-teoria e prática 4ª ed.São Paulo,Martins fontes ,1992.