ivanildofrancio.blopost.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Professora Clarice

Professora Especilista: Clarice Erthel





















Apresentação da 3ª série

PROJETO: BRINCANDO COM SUCATA








ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MENINO JESUS










PROJETO: BRINCANDO COM SUCATA








SINOP-MT
2008




JAZEL BATISTA DUARTE SILVA
Gestora Escolar





CARMEM TODESCATO DE OLIVEIRA
Supervisora Escolar




IRIA BARBIERO
Orientadora Escolar





IDEALIZADORAS DO PROJETO:
ProfªARMINDA FERREIRA
Pedagoga/Psicopedagoga

Profª MARILENE MENDES REIS
Pedagoga/Alfabetizadora







INTRODUÇÃO



Um caminho para diminuir o número de marginalizados e melhorar a qualidade ambiental, investir no lixo é acreditar na capacidade de formar um ser humano mais solidário, que entenda o que é cidadania. Nesse sentido a escola tem um papel fundamental.
Pensar a preservação ambiental é pensar a vida como um todo, é acreditar que nosso meio ambiente é nossa casa, nossa escola, nosso trabalho, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso mundo.
Então, para fazermos a nossa parte na preservação e conservação, não é necessário muito tempo ou esforço. Basta um pouquinho. Basta uma convicção e uma pitada de organização. Basta observar dois passos: um objetivo e outro subjetivo.
Para o passo objetivo basta observar a regra dos 3 Rs: Reduzir. Reutilizar. Reciclar.
No plano subjetivo basta visualizar e projetar nossos pensamentos de paz, de cooperação, de bondade para com a terra; e a todos aqueles que ainda não se conscientizaram da fragilidade de nosso planeta terra.








OBJETIVO DA PROPOSTA

* Desenvolver hábitos de cidadania, preservação e sustentabilidade eco-ambiental.
* Mostrar que se cada um fizer a sua parte, estará ajudando para um mundo melhor.
* Confeccionar brinquedos com objetos descartáveis pelas famílias dos alunos e comunidade escolar..
* Valorizar a reutilização reciclada como forma de preservação para o meio ambiente.
* Desenvolver nos alunos atitudes conscientes no consumo de produto, que descartamos no lixo.

JUSTIFICATIVA

Observando os alunos no horário do recreio, percebeu-se a necessidade de criar brincadeiras, jogos e brinquedos.



PERÍODO PREVISTO PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO

Este projeto foi desenvolvido em 30 dias com a Turma de Classe de Aceleração na Escola Municipal Menino Jesus em Sinop-MT

“TEMPO ESTIMADO” Para obter um resultado final mais satisfatório deverá ser no mínimo três meses. Poderá também ser usado o projeto o ano inteiro e se possível à vida inteira.
O projeto pode ser desenvolvido em todas as séries do Ensino Fundamental.



RECURSOS NECESSÁRIOS

- Vídeos, reportagens, livros e pesquisas na Internet. Tudo que possa ajudar a mostrar o que é reciclagem aos alunos.

- Cola, cola gliter, tesoura, linha, agulha de costurar e pincéis;
- Sacos de plásticos de mercado;
- Garrafas descartáveis Pet,;
- Rolo de papelão do papel higiênico;
- Retalhos de panos;
- Papelão
- Revistas velhas;
- Barbante, fita adesiva, jornal velho
- Máquina fotográfica.



METODOLOGIA DO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO

Primeira etapa
O professor fará uma proposta para a sala.
Vamos reciclar?
Neste momento observe a reação de todos. Deixe que perguntem o que quiserem.
Este primeiro momento servirá para o professor avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas etapas.

Segunda etapa
Existem muitos materiais disponíveis sobre reciclagem. Escolha a forma de apresentá-los aos alunos. Passe um vídeo, conte uma história, leia um livro. Veja o que melhor se adapta a sua turma.

Priorize fixar: o que significam os “três erres”, os materiais que podem ser reciclados e os que não podem, as cores usadas nos postos de coleta de materiais reciclados e as curiosidades sobre reciclagem.

Terceira etapa
Reveja os conceitos do que pode e do que não pode ser reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente e quanto tempo na natureza os materiais a serem reciclados demorariam a se deteriorar. Esta revisão será importante para ajudar na próxima etapa do projeto.

Quarta etapa
Coleta do lixo que vai ser reutilizado para confecção dos trabalhos que os alunos irão fazer. Como coletar?
Onde conseguir?
Quais os matérias que iremos utilizar?
Estipular o prazo da coleta que os alunos irão trazer.

Quinta etapa
Vamos eternizar este momento para posteridade?
Este momento deve ser comentado como sendo o primeiro do resto da vida deles. É a hora mais importante na conscientização deste trabalho.

O professor deve fotografar cada aluno ou um grupo trazendo o material coletado. Tire uma foto da turma toda junto à base de coleta e pendure em algum lugar na sala.
Tire uma foto da turma toda junto à base de coleta e pendure em algum lugar na sala.

Sexta etapa

Confeccionando o material a ser reciclado sob a orientação da professora.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o desenvolvimento deste projeto, o professor deve avaliar como foi à evolução pessoal no processo de conscientização em relação à importância da reciclagem e o produto final: a aprendizagem da confecção dos brinquedos para as crianças da escola.